Como os animais marinhos eliminam o sal?

Você já deve ter se perguntado, como alguns animais marinhos liberam o sal com o qual estão sempre em contato?

thepenguinproject

Esses animais possuem uma estrutura perto dos olhos ou perto do bico dependendo da espécie, que tem a função de filtrar o sal da água em que nadam. Essa estrutura é chamada de glândula de sal, ela regula o nível de sal na corrente sanguínea. Ao beber a água do mar, o sal percorre a corrente sanguínea e assim é direcionado às glândulas que vão filtrar essa água.

Com uma atividade semelhante a dos rins, após a dessalinização, o sal passa por tubos secretores conectados a cavidade nasal e é eliminado pelas narinas na forma líquida. A outra parte do sal é excretada pelos rins, na urina junto com as fezes, porém em menor quantidade em comparação as glândulas de sal. Os mamíferos marinhos não possuem essa glândula pois conseguem expelir sal suficiente pela urina.

Animais como a gaivota, albatroz e pelicanos não conseguiriam sobreviver sem essa estrutura, pois passam maior parte do tempo sobrevoando em alto-mar, bebendo água e se alimentando de peixes.


true-wildlife
As tartarugas também apresentam essas glândulas, ficam localizadas perto dos olhos e os canais eliminam o excesso de sal ao lado do globo ocular ou pelas cavidades nasais.


seaturtleguardian


Fontes: mundoestranho,estudandoabiologia,knoow

Como os animais marinhos eliminam o sal? Como os animais marinhos eliminam o sal? Reviewed by Unknown on 06:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.