Riscos da não vacinação

diarioonline

       Hoje a postagem não é nenhuma curiosidade animal, mas sim um assunto sério que precisa ser discutido. Sendo estudante de Medicina Veterinária, nós temos no curso a disciplina de imunologia que estuda como o corpo age contra agentes estranhos. Nessa disciplina é possível entender também, a importância da vacinação tanto para humanos quanto para animais.

      Irei focar em humanos hoje pois é preocupante a quantidade de doenças, que antes não se ouvia mais falar, agora voltam a aparecer. Exemplos como a poliomielite e varíola, são doenças que correm o risco de apresentar risco a população novamente devido a resistência e falta de informação de alguns pais, que acreditam que a vacina faz mais mal que bem.  Essa ideia de que a vacinação faz mal veio de um médico chamado Andrew Wakefield que disse que a vacina contra rubeola, caxumba e sarampo causava autismo, porém essa teoria já foi por água abaixo quando se não se achou nenhuma evidencia nem comprovação da relação do autismo com a vacinação. Devido a esse incidente muitos pais hoje em dia apoiam a não vacinação, sem saber que estão colocando em risco a saúde do filho e também da população, pois quanto mais pessoas são vacinas maior é a cobertura vacinal e menor a chance da perpetuação da doença.

      A varíola matou milhões no mundo todo, é um vírus que pode ser adquirido pelo ar ou objetos contaminados, tem sintomas parecidos com o da gripe, e a característica são bolhas na pele. Em 1979 a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou a varíola erradicada. Ela foi de grande importância pois foi ela que deu o nome Vacina.

 O inglês Edward Jenner, por volta do ano de 1776 conseguiu imunizar as pessoas após observar que o mesmo vírus que contaminava os humanos contaminava também as vacas, porém nesses animais os sintomas eram mais brandos, com isso Edward Jenner resolveu estudar sobre e mesmo sem ter os conhecimentos da imunologia que é relativamente uma ciência nova, ele sabia que as pessoas que ja tinham contato com a doença não apresentavam graves sintomas. Com isso ele pegou a secreção de uma das feridas de uma pessoa contaminada e inoculou em um garoto, o qual apresentou leves reações e depois melhorou, semanas depois novamente o garoto foi inoculado e não apresentou os sintomas, foi ai que a vacina foi descoberta.

   Outra doença muito importante é a poliomielite também chamada de paralisia infantil. Caso afete os músculo, não há mais cura.

paho

Para quem não lembra:

minutobiomedicina

A vacinação é um ato muito importante, a criança claro que pode vir a sofrer de algumas reações porém a imunização a protegerá de riscos piores. Antes de qualquer decisão que afete a saúde do seu filho, se informe bem com médicos.






Riscos da não vacinação Riscos da não vacinação Reviewed by Unknown on 00:56 Rating: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.