popsci |
Pandas são muito fofos, disso já sabemos, mas vocês sabiam que são animais carnívoros por natureza? Sendo também considerado onívoro. Sua alimentação é baseada em 99% de bambu, e seu estômago aparenta-se mais a de um carnívoro que a de um herbívoro. O sistema digestivo desses animais não é muito eficiente, por isso passam de 10 a 16 horas por dia comendo e o tempo que sobra eles usam muito bem, apenas dormem e descansam.
Ao contrário dos herbívoros, os pandas não conseguem energia através da celulose, fazendo com que absorvam poucas calorias de cada bambu consumido e por causa do seu baixo teor nutritivo é preciso consumir uma grande quantidade de, em média, 40 quilos por dia.
1zoom.me |
steed.co.uk |
Alguns cientistas afirmam que devido as mudanças climáticas, as presas começaram a diminuir, forçando os pandas a mudarem sua dieta a sofrer uma mudança genética que fizesse que o gosto da carne diminuísse no paladar desses animais.
Enquanto as presas foram diminuindo, a quantidade de bambu permaneceu suficiente pois esse vegetal resiste às várias estações do ano. É possível que a baixa quantidade energética fornecida por essa planta seja um dos motivos pelo qual o panda não hiberna, pois ele não consegue armazenar energia suficiente para um sono tão prolongado.
Mesmo tendo uma dieta quase que "vegetariana", pandas ainda podem chegar a se alimentar de pequenos roedores, ovos e insetos.
Fonte: oglobo, megacurioso, revistagalileu, noticias.uol,
Alimentação dos pandas
Reviewed by Unknown
on
23:27
Rating:
Nenhum comentário:
Postar um comentário