Por que as lontras estão quase sempre com uma pedrinha?

Fonte da imagem: tudoporemail

Vocês já devem ter visto  esses seres encantadores brincando com pedrinhas. Bem, não é só brincadeira, as lontras marinhas são muito inteligentes e sua alimentação é baseada principalmente em peixes, ouriços, moluscos e crustáceos. Devido a dureza de alguns desses alimentos, é preciso utilizar algo para que seja possível a ingestão dessa comida, as lontras possuem  "bolsos" laterais de pele e pelos soltos onde guardam suas pedrinhas "favoritas". Elas podem flutuar de costas e carregar suas "ferramentas" na barriguinha, facilitando a quebra das partes mais duras de suas presas.




A lontra marinha pertence a família Mustelidae, é um mamífero carnívoro, nativo do norte e leste do Oceano Pacífico. Esses animais ajudam no controle biológico de ouriços, pois em grande quantidade eles danificam a população de algas e as lontras podem comer até 30 ouriços por dia. Porém, infelizmente devido às lontras se alimentarem de alguns peixes que nós humanos também comemos, há uma competição com os pescadores, e também sua pele é muito visada na fabricação de casacos e vestidos por causa dos pelos, por isso essa espécie está em risco de  extinção.


diariodebiologia

Mais uma curiosidade:

É muito comum encontrar fotos de lontras com as mãos dadas. Bem, a capacidade de flutuar se deve aos pelos que as mantêm secas e é uma proteção contra o frio, e também a duas camadas densas que prendem o ar entre as fibras oleosas dificultando a mudança de temperatura muito rápida, mantendo o calor do corpo e também ajuda na sua flutuabilidade.

As lontras descansam em grupos geralmente do mesmo sexo. À esse grupo, dá-se o nome de jangadas, e é uma questão de segurança pois assim elas diminuem o risco de se perderem do seu grupo. Outra estratégia, é se enrolarem em algas.







Fontes: ninha.bio, megacurioso, ememextincao , diariodebiologia

CASTRO, Peter; HUBER, Michael. Biologia Marinha. AMGH Editora Ltda, 2012. 8ª edição. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=a3EDgi71TcsC&pg=PA187&lpg=PA187&dq=bolso+de+pele+das+lontras&source=bl&ots=YQNUZnTBm_&sig=QwFxOMvjqDU0yl_6_kjSQFXoaRg&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjcvpj0v6jZAhVIipAKHSBRB2cQ6AEIUTAL#v=onepage&q=Elas%20carregam%20uma%20pedra%20achatada&f=false>. Acesso em: 15 fev. 2018.
Por que as lontras estão quase sempre com uma pedrinha? Por que as lontras estão quase sempre com uma pedrinha? Reviewed by Unknown on 09:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.